5 ATITUDES QUE IDENTICAM SEU PERFIL ATRAVES METODOLOGIA DISC

Parece interessante, não é? Sim, de fato é mesmo.

O DISC é um método desenvolvido para avaliação de comportamento dos indivíduos. É a sigla dos quatro perfis: DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE E CONFORMIDADE.

Salientamos que uma pessoa não vai reunir, exclusivamente, uma dessas características, e sim todas elas. A diferenciação está em qual delas tem maior predominância.

A base para a elaboração do DISC são os estudos do psicólogo americano Dr. William Moulton Marston, o mesmo que criou a personagem “Mulher-Maravilha e o polígrafo (detector de mentiras). Depois de muitos estudos e análises, criou tipo de teoria era uma grande novidade, o perfil comportamental e que tinha o objetivo de compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, bem como os motivos para que ele apresente determinadas ações e reações.

Tudo porque ele tinha interesse em avaliar o comportamento das pessoas (e as influências) de acordo com o ambiente onde elas estavam.

De maneira resumida, o DISC é uma das mais populares metodologias aplicadas para a avaliação de comportamento, e muito utilizada em organizações e empresas.

Se você ainda não conhece essa ferramenta, esse material é para você! Se encante.

5 características de cada um dos perfis comportamentais

Vamos falar um pouco sobre 5 características de cada um dos perfis comportamentais observáveis que predominam mais qualquer ser humano.

Em qual você acha que se identifica?

Dominância; Influência; Estabilidade; Conformidade.

Teoria Disc

 

Quer entender mais? Com base neste aspecto vamos abordar agora algumas atitudes e características de essência pessoas que têm perfil abaixo:

DOMINANTE

Dominante

  1. Tem uma grande capacidade de resolver problemas rapidamente. Em geral são pessoas proativa costuma ter a habilidade de perceber um problema logo no início ou antes mesmo que ele aconteça.
    Dessa forma consegue agir com rapidez para solucionar uma situação em pouco tempo, é uma das grandes qualidades que várias empresas e instituições buscam na personalidade de um indivíduo na hora da contratação para um trabalho, com autonomia.
  2. Gostam de desafios e são focados em resultados e objetivos e prazos a serem cumpridos e, por isso possuem senso de urgência aguçado, costumam impor um ritmo mais acelerado para si e para sua equipe.
  3. São ousados e dispostos a correr risco, competitivos, tendência a autoridade demanda grande apreço por desafios fazendo análises rápidas, com critérios racionais e pragmáticos.
  4. Precisam de autonomia e de visualizar oportunidade de crescimento, podem alcançar um equilíbrio entre a qualidade e velocidade, chegando a padrões requeridos curto prazo de tempo.
  5. Medos; de fracassar, perder poder ou autoridade, ter que submeter ou subordinar-se a alguém, ter que reconhecer seus próprios erros.

Entenda como é importante autoconhecimento através da metodologia DISC e como aplicá-la em sua vida.

INFLUENTE

Influente

  1. Pessoas com esse perfil, são radiantes, otimistas, extrovertidas, sociáveis, são criativas e ágeis em suas ações, adoram expressar suas ideias e raramente permitem ficar entediadas , situações rotineiras não fazem parte da sua preferência, pois são ativas esta sempre em busca novidades, e formas de fazer as coisas e de viver presente intensamente.
  2. Possuem facilidade e comunicação e persuasão, e expressar suas emoções e conta com networking para conseguirem o que querem.
  3. Gostam de fazer parte de um grupo e tem necessidade de desenvolver novos relacionamentos; não gostam de passar desparecidos precisam de contato interpessoal.
  4. Encaixam em quaisquer atividades que permitam manifestar suas próprias ideias e sentimentos através da comunicação, áreas comerciais, vendas, apresentação de negócios, em situações de exposição e criatividade, que envolva articulação social, prestígio, gosta de participar de tudo e ser querido por todos.
  5. Seus medos; rejeição, ficar sozinho, frustrar as expectativas dos outros, não ser reconhecido ou valorizado, não se sentir apoiado, perder o prazer m suas ações e rotinas.

O modo como você se comporta diz muito sobre quem você é, veja as características de mais um perfil comportamental.

ESTÁVEL

estavel

  1. Pessoas com esse perfil comportamental gostam de atividades onde envolvam planejamento, passo-a-passos, processos em que seja necessário trabalho ordenado, metódico, organizado, evitam tarefas que não são bem definidas ou organizadas, preferem trabalho em grupos e decidir coletivamente.
  2. São calmos e tranquilos, gostam de ambientes harmônicos e tem capacidade de apaziguar conflitos; bons ouvintes, atenciosos e demostram interesse pelos sentimentos dos outros.
  3. São flexíveis com suas ideias, pensam antes de falar e buscam sempre o consenso, são ótimos planejadores pois lidam com processos o começo ao fim ate conclusão do que foi planejado.
  4. Serão resistentes a mudanças caso não tenha clareza do proposito e das etapas envolvidas.
  5. Seus medos; cenários imprevisíveis, ter que ousar ou arriscar, ter que lidar com conflitos, se soltar, participar e envolve-se demais, perder o autocontrole, decepcionar ou ser decepcionado.

Quer saber, então, o que é e como aplicar o DISC no seu cotidiano? Continua lendo sobre quarto perfil comportamental.

CONFORME

Conforme

  1. Pessoas com esse perfil são; analíticos, racional, detalhistas e questionadores, fazem perguntas certas nas horas certas, quando tomam suas decisões, são cautelosos e estão sempre pautadas em fatos com evidências e testes.
  2. Possuem forte tendência ao perfeccionismo, podendo ser centralizadores com tarefas, gostam de ter máximo de dados para melhor análise, gostam de trabalho minuciosos, onde exige executar tarefas com perfeição. (você deve estar pensando uma pessoa com esse perfil certamente antes de executar alguma coisa vai ler o manual inteiro, pois bem, você acertou…)
  3. Possuem padrões de exigências muito elevados, tanto para si quanto para com os outros, as vezes podem ser visto como muito crítico ou pessimista.
  4. Sempre preocupados com o que pode dar errado, esta capacidade de pensar e calcular as possibilidades contribui muita na prevenção de erros, porem pode travar as ações e precisar de incentivo dos outros para vencer a hesitação frente a situações desafiadores e de imprevisto.
  5. Seus medos; sair das normas, não fazer as melhores escolhas, criticar seu trabalho, cometer falhas ou sair das normas, não ter informações suficientes, não ter pensado em todas as possibilidades.

No que consiste o teste DISC?

Teste DISC

Consiste com que é a ferramenta permite a identificação do perfil dominante do indivíduo, ou seja, aquela que mais predomina das quatro citadas acima, Dominante, Influente, Estável e conforme.

Qual é a importância em fazer o teste DISC?

Importância Teste DISC

Principal importância é autoconhecimento, harmonia nos relacionamentos profissional, familiar e social, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional.

Agora que você sabe o que é o DISC, que tal começar desde já a evoluir em sua vida profissional e pessoal, dando o primeiro passo para conhecer seu perfil comportamental aquele que mais predomina em você.

Adquira a sua avaliação de degustação gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *