O transtorno de ansiedade generalizada e suas causas, diagnósticos e tratamentos

O que é transtorno de ansiedade generalizada?

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é causado por preocupação constante, excessiva e de difícil controle com quase todos os aspectos da vida de uma pessoa e por expectativa de ocorrências desfavoráveis.

O TAG manifesta-se por meio de sintomas físicos e psicológicos. As queixas físicas mais comuns incluem: tensão muscular, mãos úmidas e frias, boca seca, palpitações, sudorese, náuseas, diarreia, dores no corpo, desejo frequente de micção, reações de sobressaltos, além de sintomas físicos de origem psicológica (p.ex., dor de cabeça, gastrite). Preocupação, irritabilidade (“nervos à flor da pele”), insônia, dificuldade de concentração e falhas de memorias(“branco”) são os sintomas psicológicos mais presentes. Os pacientes podem também apresentar sintomas fóbicos, depressivos ou mesmo crise de pânicos isoladas, as quais exigirão um tratamento específico. A mudança do estilo de vida e das atitudes diante dos problemas pode ser necessária, já que o transtorno costuma estar incorporado aos hábitos do indivíduo. Em 60% dos casos, o TAG é acompanhado de depressão.

 

O que causa?

Não se conhece as causas exatas do TAG. Considera-se que seja resultado da interação entre os fatores genéticos e ambientais. Por exemplo, parentes de pessoas com TAG costumam ter mais transtorno de ansiedade, o que significa que há fatores hereditários envolvidos. Além disso, eventos traumáticos, tais como abuso, morte de ente queridos, separação, mudanças e cidade e/ou de emprego são fatores que podem desencadear o TAG. Da mesma forma, algumas substâncias, como cafeína e nicotina, podem piorar a ansiedade.

Como diagnosticar?

Segundo as diretrizes médicas, para TAG, a ansiedade e a preocupação excessivas devem ocorrer na maioria dos dias, por um período mínimo de seis meses, relacionadas a diversos eventos ou atividades. A maioria dos pacientes com TAG procura inicialmente clínicos gerais ou prontos-socorros e faz uso abusivo de exames laboratoriais e automedicação. É essencial fazer uma avaliação clínica preliminar nas diferentes funções orgânicas para excluir outras cousas, tais como, doenças da tireoide, paratireoide, diabetes, consumo excessivo de cafeína, álcool e drogas.

Como se trata?

É importante tratar o TAG, pois além de esse transtorno ser fonte de bastante sofrimento, seu tratamento pode reduzir o risco de desenvolvimento de depressão. Em função da configuração complexa dos sintomas, muitos dos quais profundamente enraizados na forma de sentir, pensar e agir do paciente, o tratamento do TAG inclui abordagem farmacológica, mas é fundamental lidar com os aspectos psicológicos da ansiedade por meio da psicoterapia.

O tratamento deve ser mantido por pelo menos um ano após a verificação de resposta ao tratamento.

No tratamento psicológico, a paciente deve: aprender a identificar os sintomas de ansiedade associados à preocupação excessiva, praticar técnicas para controlar os sintomas, desenvolver habilidades e capacidade para enfrentar melhor as situações estressantes da vida. Técnicas de respiração e de relaxamento físico também são indicadas para o TAG.

Como cuidar da autoestima?

Seja honesto com você mesmo e na avaliação que faz a seu respeito; todos temos defeitos e qualidades. Identifique seus pontos fortes e fracos para aprender a lidar com eles.

Acredite que pode modificar seu comportamento, superar suas fraquezas e potencializar suas qualidades.

Faça seu melhor, mas não exija perfeição sempre.

Estabeleça seus objetivos sem se comparar aos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *